Escolas de Qualificação Profissional

As Escolas de Qualificação Profissional são projetos do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo que, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba, formam e capacitam cidadãos maiores de 18 anos em cursos de curta duração inteiramente gratuitos, proporcionando a inclusão social e oportunidades no mercado de trabalho à população, em especial as de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. As Escolas também contribuem com a formação de futuros empreendedores.

Sorocaba conta com três Escolas: Construção Civil, que oferece os cursos de Pedreiro, Encanador e Assentador de Pisos e Azulejos, Escola de Beleza com o curso de manicure e pedicure e Escola de Moda, que oferece curso de corte e costura. A cada dois meses, as escolas de Qualificação Profissional do Fundo Social de solidariedade formam, em média, 85 pessoas. Ao concluírem os cursos, todos recebem um certificado e partem em busca da realização de seus sonhos e de futuro cheio de possibilidades.

Escola de Construção Civil Localizada no Bairro Julio de Mesquita, a Escola de Construção Civil oferece aulas teóricas e práticas, disponibiliza apostilas, camisetas, materiais e possui espaços que reproduzem os ambientes de trabalho desses profissionais, propiciando o melhor desenvolvimento das técnicas. Ao final deste curso, os alunos recebem uma bolsa auxílio caso estejam desempregados.

Escola de Beleza O Fundo Social de Solidariedade também coordena a Escola de Beleza que oferece curso de manicure e pedicure para mulheres, em especial às em situação de vulnerabilidade social. Ela recebe capacitação no que diz respeito à higienização e cuidados da aparência das unhas e dos pés, bem como a preparação e esterilização dos materiais de trabalho. O curso acontece no Centro de Referência da Mulher – CEREM e possibilita a qualificação com geração de renda para mulheres que, muitas vezes, são responsáveis pelo sustento de sua família.

Escola de Moda A Escola de Moda está localizada na Uniten do bairro do Éden, e oferece curso básico e avançado de corte e costura por meio de uma parceria com o SESI. Durante o curso, as alunas aprendem a manusear variadas máquinas de costura: reta, overlock, galoneira. Recebem exercícios para o desenvolvimento de habilidades básicas de costura, reconhecimento de tecidos, materiais e acabamentos, planejamento de corte no tecido e confecção de peças de vestuário. Também em 2.015 foi oferecido, com outro fornecedor, curso de confecção de bolsas e acessórios.